Porque energia solar é mais cara do que a eólica e a hidrelétrica


O site MIT Technologic Review (http://www.technologyreview.com) publicou um artigo que questiona a energia solar como uma panacéia dentre os sistemas “ecológicos” de geração de energia elétrica.

Não é segredo que, considerando os custos ambientais, fontes renováveis de energia são muito mais baratas do que o carvão ou o petróleo, por exemplo. Contudo, segundo análise da empresa Ecofys, financiada pela União Européia, a energia solar está muito atrás da eólica ou até mesmo da hidrelétrica, pelo menos na União Européia.

O estudo considera os custos econômicos das mudanças climáticas, poluição, esgotamento de recursos, custos operacionais e de capital das usinas. Foi avaliado o custo de geração de energia elétrica e qualquer dano ambiental resultante. Os pesquisadores usaram o chamado “custo nivelado” (custo estimado por megawatt/hora, sem subsídios, de construção e operação de uma determinada planta, de uma determindada região por uma tempo definido.

Surpreendentemente a energia solar custa muito mais do que a eólica e quase o mesmo do que a nuclear. Como a maior parte dos painéis solares serem fabricados na China contribui para o resultado, onde a energia elétrica está diretamente ligada à geração de dióxido de carbono. Considerando que uma tonelada cúbica de CO2 emitida na atmosfera custa €43, é só fazer as contas. No quadro abaixo, temos uma comparação entre as fontes de energia, por megawatt-hora.

Nota do blog: Os dados variam de região para região. Há que se considerar a velocidade de queda mais acelerada dos custos de geração de energia solar em relação às demais. A tendência é que essa diferença diminua com o tempo.

Ler o artigo original em http://www.technologyreview.com/news/531841/why-solar-is-much-more-costly-than-wind-or-hydro/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s