Minha primeira aula inaugural


Atendendo a um convite da minha colega de faculdade, Professora Graziela Moreno, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Anápolis-GO, no último dia 04 de fevereiro tive a honra de ministrar minha primeira aula inaugural, com casa cheia.

2013-12-01 11.19.22-1

Aproveitei a oportunidade de falar a estudantes do primeiro ao sétimo semestre para abordar questões relevantes da nossa profissão, em particular aqueles aspectos pouco ou nada contemplados pelas disciplinas acadêmicas, seja por falta de tempo, seja por uma questão de perfil mesmo.

Tenho uma palestra chamada “os sete pecados capitais do arquiteto recém-formado”, algo que pretendo me aprofundar num livro em um futuro próximo. Sempre que dou esta aula, seja para graduandos ou para pós-graduandos, tenho a constatação que muitos assuntos ainda são surpresa para grande parte da nossa classe. Relações profissional/cliente, consequências éticas de certas práticas consagradas pelo mercado, como cobrar um preço justo pelo seu serviço, como ser ético sem ser visto como “otário”, num mercado cada vez mais competitivo e “useiro e vezeiro” em consagrar práticas pouco ortodoxas na conquista de clientes na obtenção de ganhos de modo nem sempre transparente.

Espero que tenha sido a primeira de outras experiências do gênero. Falar para “platéias” maiores aumenta a responsabilidade, mas na mesma proporção é enorme a satisfação em ter a chance de dividir com mais (e futuros) colegas  temas tão pertinentes e sempre atuais.

2 comentários sobre “Minha primeira aula inaugural

  1. Parabéns, meu prezado amigo, pelo merecido convite. Seus alunos são uns privilegiados por contarem com a sua experiência e senso ético.

    PS. Nossa editora (893 Editora) fica à sua disposição, quando o livro ficar pronto.

Deixe uma resposta

