Proativo?


Extraído do blog http://www.ligiafascioni.com.br, sempre uma rica fonte de informação sobre gestão, dentre outras coias.

Estou trabalhando com um parceiro no desenvolvimento de um novo produto (breve teremos novidades) e a conversa acabou caindo no conceito de proatividade (o hífen caiu, segundo o feríssima Celso Vicenzi). É que hoje em dia é raro um profissional não se descrever como proativo. No currículo, só perde mesmo para a habilidade de trabalhar em equipe, mas disso tratamos depois.

Se a gente analisar direitinho vai ver que pouca gente é mesmo proativa, olha só.

Proatividade implica, basicamente, no sujeito ser responsável, ter iniciativa, ser auto-motivado, ser solícito e ter a capacidade de solucionar problemas (resolutividade).

Beleza, vamos então ver o primeiro item, responsabilidade. O profissional que é responsável no mais alto nível de proatividade (como todos dizem que são), não apenas define objetivos e articula uma forma de chegar onde deseja como ainda por cima consegue prever os riscos e se preparar para administrá-los. Isso tudo motivando as pessoas da equipe a trabalhar de maneira sintonizada com ele, já que o sujeito tem consciência de que não pode dar conta de tudo sozinho. Visualizou? Quantas pessoas você conhece com esse perfil?

O irresponsável é mais fácil de achar: o figura que é sempre surpreendido por imprevistos que o impedem de fazer o seu trabalho direito e cumprir os prazos prometidos. Claro, desnecessário dizer que esse tipo considera a perda de um arquivo que ele não fez backup como um fato imponderável da vida, totalmente fora de seu controle. O texto saiu com erros de português porque o Word não corrigiu e acabou a tinta da impressora (o universo conspira contra seu trabalho). A fatalidade impera e a culpa nunca é dele, já que para isso existem os clientes, o cosmos, os colegas, os fornecedores, os chefes e até o governo, não é mesmo minha gente?

Analisemos então agora a iniciativa e a auto-motivação. Possui essas qualidades a pessoa que observa o que se passa ao seu redor, identifica oportunidades e articula maneiras de aproveitá-las. Típico sujeito que está sempre ligado e atento, normalmente as pessoas o consideram um sortudo.

E o contrário (e mais comum)? É aquele tipo que fica compenetrado aguardando instruções (só faz aquilo que mandam e olhe lá, se der).

Solícito é aquele que está sempre concentrado em observar as necessidades das pessoas à sua volta e buscando encontrar uma maneira de atendê-las (às vezes ele precisa motivar alguém ou organizar um grupo para fazer a coisa acontecer). É o anfitrião atencioso, o empreendedor ligado nas tendências, o líder cuidadoso.

O contrário (e mais comum), é aquele que se finge de morto e ignora todas as criaturas viventes mesmo que elas paguem seu salário. Seu mantra: “isso não é minha função”. Maus garçons são especialistas na arte de olhar o infinito em estado de meditação profunda enquanto você passa ridículo fazendo micagens para ser atendido. Quem não conhece vendedores para os quais se precisa pedir pelamordedeus para que ele considere dar a graça de sua atenção?

Por último, proativa é aquela pessoa que efetivamente resolve as coisas e deixa bem claro os critérios que utilizou para tomar as decisões. Nesse caso, fica evidente para todos os envolvidos o impacto que cada decisão tem no resultado final (e afinal que resultado é esse que tanto se quer).

Mas o que se vê mesmo por aí são aquelas pessoas que acham que nunca têm elementos suficientes para decidir coisa alguma. Ficam sentadas se afogando em informações inúteis esperando uma iluminação ou um sinal divino para decidir se compram ou não mais um mouse (o do estagiário quebrou). São pessoas muito ocupadas, estressadas e cheias de responsabilidades. Frequentemente, as que se acham mais pró-ativas e só não fazem mais porque precisam carregar o mundo nas suas costas doloridas.

Não sei quanto a você, mas eu penso que as pessoas deviam tomar mais cuidado com as palavras que colocam no currículo.

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s