Peripécias de um arquiteto ao telefone


– Alô! é o engenheiro Alceu?

– Na verdade é arquiteto Alceu. Pois não?

– Não é a mesma coisa?

– Não. Cada um trabalha na sua área.

– Ah, o arquiteto desenha e o engenheiro constrói, né?

– Não, meu senhor. Ambos tem habilitação para projetar e construir. Quem desenha é desenhista.

– Mas você não disse que cada um trabalha na sua área?

– É… bom… mas é diferente.

(Breve silêncio)

– Você faz obra?

– Não.

– Ué, mas você também não tem habilitação pra construir?

– Tenho, senhor… qual é mesmo seu nome?

– Taborda, seu criado. Se pode, por que não executa?

– Porque tenho o engenheiro Guedes, que executa minhas obras.

– Mas se você pode, não seria melhor executar?

– Seria, mas…

– Quanto o senhor cobra pra desenhar uma planta?

– Dr. Taborda…

– Não sou doutor, só Taborda.

– Sr. Taborda – já impaciente – quem desenha é desenhista. E quem trabalha com planta é jardineiro. Eu faço projetos, e depende da finalidade.

– Então… não precisa de nada assim, bem desenhado. Tenho tudo na minha cabeça, é só passar para o papel.

– Meu caro, até sair da sua cabeça e chegar no papel o caminho é longo… e quem disse que o que está na sua cabeça é o mais indicado?

– Tá me chamando de burro?

– Não! só estou dizendo que o arquiteto é quem estudou para determinar se a solução arquitetônica é a mais indicada …e…

– Quem vai morar na casa?

– O senhor.

– Quem vai pagar a casa?

– O senhor, mas…

– Então… é só botar naquele programa que vendem na feira do Paraguai, o… o…

– Autocad?

– Isso! Bota lá no computador e pronto! Quanto custa o metro quadrado do projeto para uma casa?

– Não cobro por metro quadrado, Taborda.

– Mas no jornal tem um arquiteto que cobra R$ 0,50/m². Você cobre?

(arquiteto pensando) “cubro… de pancada um infeliz desses!” – Mas eles não são arquitetos – retruca Alceu.

– O Vandercleisson, meu primo, contratou um projeto desses e tem CREA e tudo!

– É porque alguém assinou para ele.

– E quanto você cobra só pra assinar? Minha cunhada Marciléia, mulher do Vandercleisson sabe mexer no Autocad.

– Não posso fazer isso, Tavares!

– É Taborda!

– Isso! e a Vanderléia não fez arquitetura.

– Marciléia!

– Pois é… mas então, o que você procura mesmo? Estou no meio de um projeto e se quiser podemos marcar uma reunião.

– Na verdade, engenheiro Alceu…

– ARQUITETO! ARQUITETO ALCEU!!

– Na verdade eu só estou aproveitando a ligação. Eu vendo planos de saúde Boa Morte, e estou ligando para ver se o senh…

-BLAM! Alceu desliga o telefone.

– Putaqueop…

Quem nunca teve seu dia de Alceu? Quem nunca teve seu Taborda?

Estamos preparados para orientar nossos clientes sobre nossas atribuições de forma clara, rápida e didática?

Seu sistema de cobrança é claro para seu cliente? Você valoriza sua profissão em relação aos “canetinhas”, pseudo-arquitetos e arquitetos-mascates?

Temos um grande, imenso mercado a ser desbravado. Tudo depende da imagem que a sociedade terá de você e da sua profissão. Aliás, a imagem que a sociedade tem do arquiteto é fruto do que pratica o arquiteto. QUALQUER ARQUITETO. Em 11 anos de profissão tudo o que fiz de certo e tudo o que fiz de errado define minha imagem. Seus acertos precisam ser capitalizados e divulgados. Seus erros, não. Todo mundo vai ficar sabendo.

4 comentários sobre “Peripécias de um arquiteto ao telefone

  1. Pra complicar mais um pouquinho, basta citar aquele livro “arquiteto também faz…” e aí, sim, o “Tavares” iria pirar de vez!!
    Muito bom e abraços!!

  2. Muito bom o conteúdo, só por curiosidade o final é do arquiteto daltônico?
    Muito profunda a reflexão e colocação. Oratória pura!!
    Bom mesmo!

Deixe uma resposta

