Arquitetos britânicos projetam casa modular que se move sobre trilhos


PINIweb.com.br | Arquitetos britânicos projetam casa modular que se move sobre trilhos | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura.

Dividida em quatro partes, habitação pode ter sua configuração alterada a qualquer momento

Uma casa formada por módulos móveis que correm sobre trilhos, podendo gerar inúmeras formas a partir de sua movimentação. Essa é a ideia do projeto do escritório britânico D*Haus, formulado a partir da teoria do matemático Henry Ernest Dudeney, que descobriu como cortar um triângulo equilátero em quatro pedaços que podem ser reagrupados para formar um quadrado.

Divulgação: D*Haus

Assim como na teoria, o projeto dividiria uma casa quadrada em partes, que poderiam ser movidas de acordo com o gosto do morador, a qualquer hora. Para que seja possível a movimentação da casa, trilhos se espalham pelo terreno, explorando os mais variados movimentos. Os quatro módulos são separados em sala e cozinha, quarto, quarto principal e banheiro.

A casa, projetada para ser construída com painéis de madeira, seria muito pesada para que pudesse se mover pelos trilhos. Por isso, segundo o engenheiro estrutural Isaac Hudson, a habitação se baseia em simples conceitos da geometria para se manter em pé, diminuindo as cargas depositadas sobre as dobradiças e sobre os trilhos.

Com a possibilidade do movimento das partes, a habitação, projetada como solução para casas pré-fabricadas na Suécia e Lapônia, pode receber maior iluminação natural, por exemplo, ao se estender quase como uma linha, aumentando a incidência da luz sobre a sua fachada.

As portas da casa são, em sua maioria, de vidro, tornando-se janelas quando não estiverem conectadas com outra parte da casa. Já as janelas têm formatos iguais às dos outros módulos passíveis de conexão. Em dois módulos há um átrio, permitindo iluminação natural, enquanto em um terceiro há uma escada que leva para o terraço.

Divulgação: D*Haus

Divulgação: D*Haus

Divulgação: D*Haus

Divulgação: D*Haus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s